Estudos bíblicos
Igreja Evangélica Assembleia de Deus Campo de Itapuranga – Ministério Madureira Pr. Presidente Odilon Joares da Silva
O CAMINHO DE DEUS PARA SUA VIDA
Introdução – Durante nossa caminhada de fé, somos levados a tomar decisões as quais poderão definir as consequências positivas e ou negativas em nossas vidas. A Principal escolha é o caminho a seguir, e esta requer um cuidado expressivo, pois acreditamos que numa busca incessante à Deus para que Ele nos ajude a fazer a escolha certa, assim, se ela não for a melhor no momento, tenhamos a maturidade de reconhecer que será a melhor no futuro.
II Samuel 22 v 31 – “O caminho de Deus é perfeito e a palavra do Senhor, refinada, Ele é o escudo de todos os que nEle confiam”.
Antes de iniciarmos nossa reflexão se faz necessário respondermos algumas perguntas:
Você realmente deixa Deus dirigir sua vida?
Ou nós andamos sem questionar, nos caminhos que Deus escolhe para nossa vida?
Acreditamos que Deus sabe o que é melhor para nós?
Analisando a saída de Israel do Egito, mesmo tendo um caminho alternativo Deus escolhe talvez o que seria mais longe e mais difícil.
Êxodo 13 v 17 “Ora, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não o conduziu pelo caminho da terra dos Filisteus, se bem que fosse mais perto: porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte para o Egito.”
Como vimos Deus escolheu o caminho do deserto, porém foi com eles. O mesmo acontece em nossas vidas, às vezes questionamos muitas coisas, porquê e para que passamos (fases da vida), mas devemos lembrar que Ele sabe o que é melhor para nós, conhece nossa fragilidade, e o que precisamos melhorar, só aprenderemos passando por experiências práticas; ou seja, estamos na Cartilha de Deus.
Êxodo – 13 versículos 21 e 22 “E o Senhor ia diante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo, de noite”.
Em Provérbios 14 v 12 está escrito assim: “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele conduz a morte”
Em Salmos 37 versículos de 1 a 5 – Nos recomenda a não termos inveja dos que praticam iniquidade, pois o seu sucesso temporário murcha como a erva e a verdura, mas nos recomenda a confiar e deleitar no Senhor, entregando o caminho a Ele. Fiz aqui um pequeno resumo, mas leia todos os versículos com atenção e deixe o Espirito Santo falar com você.
Não importa o lugar ou a situação em que estamos passando, o essencial é sabermos se Deus está conosco. No caso de Israel Deus deixou claro porque não optou pelo caminho dos Filisteus (mais curto), temendo que o povo voltasse e escolheu o deserto e lá tiveram grandes lições, exemplo:
- Êxodo 14 v 22 – Atravessaram o mar vermelho a seco;
- Êxodo 15 v 25 – As águas de Mara (amargas) tornaram-se doces;
- Êxodo 16 v 4 - Deus enviou o maná;
- Êxodo 16 v 13 – Deus mandou codornizes
APRENDER COM DEUS É MARAVILHOSO, SE PERCEBERMOS QUE O PERIODO DE APRENDIZADO DEPENDE DE NÓS; OU SEJA; QUANDO CHEGARMOS NA POSIÇÃO QUE ELE QUER (CIDADÃO CELESTIAL) A LIÇÃO ACABOU!
O deserto sempre foi um local de prova, onde confiamos e dependemos unicamente do Senhor e venceremos, ou nos tornamos autoconfiantes e cairemos.
Assim como no deserto Ele esteve com Israel e prometeu estar conosco nos dias de hoje veja:
MT 28 v 20 “Ensinando a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos. Amém.”
Conclusão:
Precisamos aprender a confiar inteiramente em Deus, assim entender na prática que Ele sabe o que é melhor para nossa vida. Dessa forma a parte difícil do caminho, entenderemos que é a vontade de Deus.
Itapuranga, 26 de novembro de 2018.
Pastor: Iron de Lemos Mota